TORNEIO DE VALORANT
DESAFIO DOL GAMES – VALORANT EDIÇÃO 2025
INTRODUÇÃO
Este documento é o instrumento de regulamentação do campeonato de esportes eletrônicos Desafio Valorant, Powered by DOL Games, modalidade Valorant. O conteúdo segue normativas com o intuito de atribuir a melhor dinâmica ao torneio, prezando sempre pela qualidade e transparência.
As regras aqui apresentadas, serão aplicadas ao staff e competidores inscritos, assegurando o equilíbrio competitivo, de forma saudável e íntegra.
- Do torneio
- Inscrições
Cada equipe deverá ser inscrita pelo seu representante a partir da data de 21/03/2025 até no máximo dia 30/03/2025. Durante o cadastro, o representante deverá informar o nome da equipe, nome e documentação (RG ou CPF) dos integrantes e demais informações cadastrais solicitadas no formulário de inscrição.
A inscrição será gratuita.
Cada jogador deve ter no mínimo 16 anos completos na data em que for realizar a sua participação no evento. Todos os jogadores devem utilizar sua conta própria das plataformas Riot Games, Valorant e Discord.
- Formato do torneio
O torneio ocorrerá, a partir da elegibilidade de no mínimo oito (8) equipes, sendo quatro (4) destas equipes definidas por meio de convite (invitational) sob escolha da comissão organizadora e quatro (4) habilitadas por meio da etapa classificatória. As equipes serão sorteadas para a distribuição do chaveamento, em caráter público, assegurando a transparência da competição. Os 16 primeiros times a se inscreverem serão convidados para o qualificatório on-line.
As fases classificatórias ocorrerão de forma online, utilizando a criação de partidas personalizadas no próprio servidor do Valorant para a realização dos mesmos.
A bancada demonstrará o andamento do chaveamento entre as equipes para que sejam definidas até finalizar com somente duas equipes, para encerrar na grande final presencial, que ocorrerá durante o evento Desafio Valorant Powered by DOL Games no Shopping Bosque Grão-Pará.
- Premiação
A premiação será distribuída na seguinte ordem:
Primeiro lugar: R$ 7.000,00 + brindes dos patrocinadores Segundo lugar: R$ 4.000,00 + brindes dos patrocinadores.
- Termo de concordância
Todas as equipes devem aceitar e concordar com todos os termos redigidos e apresentados nesse documento, em caso de objeção das regras, a equipe deverá se abster da participação dos torneios presenciais e on-line.
- Alterações de regras
A comissão organizadora do Desafio Valorant Powered by DOL Games se reserva no direito de alterar ou remover quaisquer regras, sem aviso prévio, em casos de emergências ou situações que possam afetar a dinâmica do evento. No caso de alterações de eventos presenciais, elas ocorrerão com aviso prévio de no mínimo 4 horas antes do evento, em contato com os representantes de cada equipe, que serão atualizados via rede social (Mail, mensagem de texto, Facebook, WhatsApp, Instagram ou Telegram) ou presencialmente com os representantes da organização do torneio.
- Administração do torneio
A comissão organizadora do torneio, será responsável por quaisquer alterações nas regras, em caso de necessidade, com sua respectiva justificativa, bem como no entendimento e aplicação das mesmas.
No caso de erro humano na aplicação de regras, nos reservamos no direito de corrigi-lo, seja alterando resultados ou aplicando punições necessárias mesmo após a data de ocorrência, visando manter o padrão de qualidade do evento.
- Formação das equipes
- Composição da equipe
Cada equipe para ser aprovada pela comissão, deve compor durante todo o torneio com o mínimo de cinco (5) jogadores e o máximo de oito (8)
participantes, sendo entre eles, obrigatoriamente cinco (5) jogadores da equipe titular, e opcionais dois (2) jogadores reservas e um (1) técnico da equipe.
A equipe deverá possuir uma identidade visual, utilizando logotipo, escudo, ou alguma imagem que a representará, esse material deve ser disponibilizado para a equipe da comissão organizadora, a partir da confirmação de inscrição.
- Alteração da equipe
As equipes devem ser cadastradas previamente com todos os participantes e quaisquer alterações devem ser comunicadas e confirmadas pela bancada organizadora, antes do início das partidas oficiais, e nenhum participante poderá compor mais de uma equipe inscrita, independente de cargo.
- Substituições da equipe titular
As equipes podem alterar a composição da sua equipe titular com a utilização dos jogadores reservas antes e após cada partida, devendo haver uma comunicação clara sobre a mesma com a bancada organizadora. As substituições em meio a partida, não serão permitidas.
- Técnico e suas atribuições
O técnico não poderá atuar como jogador titular ou reserva, não poderá participar de outra equipe, e não poderá interferir na comunicação da equipe em jogo, apenas entre partidas e em pausas táticas regulares.
- Autorização de utilização de imagem
As equipes devem concordar com a utilização de imagem de seus respectivos participantes e a identidade visual do time, para que a produção do evento possa gerar os conteúdos necessários para transmissão do torneio.
- Regras e punições específicas da modalidade
- Mapas
Os mapas disponíveis para veto seguirão de acordo com o map pool oficial do competitivo de Valorant.
- Escolha do mapa na modalidade MD1
Entre os dois times, um time será sorteado a inicializar o veto, até que sobre um último mapa.
- Escolha do mapa na modalidade MD3
Entre os dois times, um será sorteado a inicializar o veto, e ocorrerá da seguinte forma
- Veto time 1
- Veto time 2
- Time 1 escolhe um mapa (time 2 escolhe o lado a iniciar)
- Time 2 escolhe um mapa (time 1 escolhe o lado a iniciar)
- Veto time 1
- Veto time 2
- O mapa que sobrar será o mapa 3 do jogo (o lado a iniciar será decidido no cara ou coroa)
- Proibições
Para que o torneio ocorra de modo justo em ambas as equipes, algumas atitudes e regras poderão resultar em punições adequadas de acordo com a infração. Sendo elas:
- Utilização de bugs que modificam o funcionamento normal do jogo.
- Utilização de equipamentos eletrônicos terceiros durante a partida presencial.
- Desconexão de servidor intencional.
- Comportamento que atingem a dignidade de terceiros.
- Utilização de programas que alterem o funcionamento normal do jogo.
- Ofensas e discursos de ódio.
- Conspiração de resultado.
- Compartilhamento de conta.
- Time com nome ofensivo que seja considerado pela organização do campeonato como imoral, vergonhosa, constrangedora, vulgar ou contrária às normas éticas e morais.
Qualquer situação que o jogador se sinta lesado, deverá ser reportado imediatamente para a equipe, para que haja a análise situacional.
Em caso de infração não prevista neste documento, a comissão administrativa, terá livre arbítrio para definir as métricas de punições necessárias.
- Punições
Após a avaliação de determinada infração, a comissão administrativa adotará a medida necessária e compatível de punição para a equipe ou jogador que a cometeu, os juízes podem definir as seguintes punições:
- Advertência verbal.
- Alteração de resultados dos rounds.
- Alteração do resultado da partida.
- Desclassificação e banimento do torneio.
- Juízes e fiscais de partida
Durante as partidas on-line e presenciais, haverá juízes e fiscais pertencentes a comissão administrativa do torneio, que avaliarão e irão julgar qualquer situação irregular reportada ou encontrada em jogo, em seguida definir e aplicar a punição adequada.
- Campeonato
- Fase on-line
A fase preliminar utilizará o formato melhor de um (MD1) ocorrerá a partir das datas definidas pela comissão organizadora.
Serão admitidas ao chaveamento, as equipes aprovadas pela comissão e serão sorteadas aleatoriamente em caráter público para manter a transparência do torneio.
Cada equipe terá o tempo limite de dez (10) minutos de tolerância para o início de cada partida on-line, em caso de ausência dos jogadores, será aplicado o WO da equipe para a partida definida.
Qualquer report deverá ser realizado no momento da ocorrência para que sejam avaliadas pela comissão, e se caso necessário a aplicação de medida corretiva ou até punição.
A comunicação do time deverá ser feita via Discord, estando presente na sala, apenas os cinco participantes, o coach e o fiscal da partida.
No final do chaveamento serão definidos os dois (2) times que participarão da grande final.
Compartilhamento de conta na fase on-line resultará em banimento da equipe do torneio.
- Fase presencial e grande final
Os quatro times que se classificarem pela fase on-line, estarão habilitados para disputar a grande final no Shopping Bosque Grão Pará. As equipes são as exclusivas responsáveis por quaisquer custos de viagens, alimentação, hospedagem, deslocamentos e afins.
A partida será no formato melhor de três (MD3), onde o vencedor será definido ao fim da série e consagrará a posse do tradicional troféu do campeonato.
A comunicação do time deverá ser feita via Discord, estando presente na sala, apenas os cinco participantes, o coach e o fiscal da partida.
Na estrutura presencial, o torneio disponibilizará um computador gamer, monitor 144hz, e um kit gamer padrão (teclado, mouse, mousepad e headset) da Arena Gamer para cada jogador, em caso de equipamento personalizado, serão admitidos que cada jogador leve apenas seu kit gamer (teclado, mouse, mousepad e headset).
Cada jogador terá o tempo de 15 minutos antes da partida, para testar o funcionamento dos equipamentos, como o computador, monitor e seus respectivos periféricos, bem como a conectividade da sua estação, em caso de problema técnico, o tempo poderá se estender em tempo indeterminado.
- Vestuário
Membros das equipes podem usar uniforme com múltiplos logotipos ou imagens promocionais. Cada equipe participante deve estar trajada com o seu respectivo uniforme oficial composto por camisa e calça.
A comissão organizadora possui o direito de impor ou banir um objeto de vestuário a qualquer momento, caso seja considerado ofensivo:
- 5.0.1 Contendo qualquer informação falsa, infundada ou injustificada de qualquer produto, serviço ou depoimento que a Administração, em seu próprio critério, considere antiético.
- 5.0.2 Propaganda de drogas, tabaco, arma de fogo, munição, etc., ou qualquer produto que dependa de prescrição ou autorização especial.
- 5.0.3 Contendo qualquer material que constitua ou seja relativo a quaisquer atividades que sejam ilegais, incluindo, mas não se limitando a, sites que promovem apostas.
- 5.0.4 Contendo qualquer produto que seja difamatório, obsceno, profano, vulgar, repulsivo ou abusivo, ou que descreva/retrate toda e qualquer função corporal interna ou resultados sintomáticos de condições internas, ou se refira a qualquer questão que não seja considerada um tema socialmente aceitável.
- 5.0.5 Publicidade de qualquer conteúdo pornográfico ou site pornográfico.
- 5.0.6 Contendo qualquer marca material protegida por direitos autorais ou qualquer outro elemento de propriedade intelectual que seja usado sem o consentimento do proprietário, que possa dar origem a qualquer alegação de violação, apropriação indébita, ou qualquer outra forma de concorrência desleal a organização do campeonato.
- 5.0.7 Desprezar ou difamar qualquer equipe adversária, jogador ou qualquer outra pessoa ou produto.
- 5.0.8 A organização do campeonato se reserva o direito de recusar a entrada ou a continuação no campeonato de qualquer membro da equipe que não cumpra as regras de vestuário mencionadas.
- Identidade
Em uma etapa presencial, um jogador não pode cobrir seu rosto ou tentar ocultar sua identidade da Administração do campeonato. A Administração do campeonato deve conseguir distinguir e identificar cada jogador a qualquer momento, e podem solicitar a jogadores que removam qualquer material que inibam a identificação dos jogadores para a Administração do campeonato.
- Comportamento não profissional
- Responsabilidade sob Código
Salvo indicação contrária, ofensas e quebras dessas regras são passíveis de punição, tendo sido ou não cometidas propositalmente. Tentativas de quebra de regras também são passíveis de punição.
- Assédio
Assédio é proibido. Assédio é definido como atos sistemáticos, hostis e repetidos que ocorrem durante um período de tempo, que são destinados a isolar uma pessoa e/ou afetar a dignidade da pessoa.
- Assédio Sexual
Assédio sexual é proibido. Assédio sexual é definido como avanço sexual indesejável. A avaliação baseia-se se uma pessoa comum consideraria a atitude ofensiva. Há tolerância zero para qualquer ameaça ou a promessa de vantagens em troca de favores sexuais.
- Discriminação e Difamação
Membros das equipes não podem ofender a dignidade ou integridade de um país, pessoa ou um grupo de pessoas por meio de palavras ou atos de desprezo ou ações de raça, cor de pele, etnia, nação, origem social, gênero, língua, religião, opinião política ou qualquer outra opinião, status financeiro, idade ou qualquer outro status de orientação sexual.
- Atividade Criminosa
O membro de uma equipe não pode fazer parte de nenhuma atividade proibida pela lei comum, estatuto ou tratado e que leve ou possa ser razoavelmente considerado suscetível de conduzir a condenação em qualquer tribunal de jurisdição competente.
- Torpeza Moral
O membro de uma equipe não pode se envolver em qualquer atividade que seja considerada pela organização do campeonato como imoral, vergonhosa, ou contrária às normas convencionais de comportamento ético adequado.
- Subornos
Nenhum membro da equipe pode oferecer qualquer presente ou recompensa a jogador, técnico, manager, Administração do campeonato, Staff ou pessoas conectadas a essas pessoas em troca de favores, ou na tentativa de derrotar a equipe adversária.
- Presentes
Nenhum membro de uma equipe pode aceitar presentes, recompensas ou compensação por serviços prometidos, prestados ou a ser prestados que tenham relação com a competição, incluindo serviço relacionado a derrotar ou tentativa de derrotar uma equipe adversária ou serviços designados como “entregar”, ou arranjar uma partida. A única exceção dessa regra será no caso de uma compensação paga por um membro de sua equipe ou patrocinador do time.
- Recusa de cumprimento
Nenhum membro de uma equipe pode se recusar ou se negar a executar as instruções da comissão organizadora.
- Manipulação de resultado
Nenhum membro de uma equipe pode oferecer, concordar, conspirar ou tentar influenciar o resultado de um jogo ou partida por qualquer meio que seja proibido pela lei ou por estas regras.
- Considerações situacionais
- Queda de servidor
Em caso de queda do servidor, a equipe da comissão tentará restaurar a partida, e as equipes deverão aguardar em suas cabines a resolução do problema, se o time não aceitar aguardar, será considerado o abandono de partida. Se a partida não puder ser restaurada, a comissão deverá reiniciar a partida do 0x0, caso as equipes não concordem com a medida, será aplicado o abandono de partida.
- Disposições Finais
Quaisquer regras não previstas neste regulamento deverão ser estabelecidas e definidas pela organização, que se reserva o direito de tomar as decisões necessárias para o bom andamento do evento.